Futebol Clube da Foz | Site Oficial

FC FOZ

História

1920

1934

2021

Football Clube da foz

Segundo alguns documentos históricos, um grupo de jovens adolescentes da Foz do Douro, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, jogavam regularmente às escondidas e aos “polícias e ladrões” no jardim do Passeio Alegre, nadavam na Praia das Pastoras e jogavam futebol no Mato das 3 Orelhas e nos barracões das Sobreiras. 

Ora, no dia 1 de maio de 1934, alguns dos mais velhos desse mesmo grupo manifestaram a sua vontade em formar uma equipa de futebol.

Após várias sugestões, foi aprovado o nome de Futebol Clube da Foz, dado que um jogador-diretor, de seu nome Artur Seixas, possuía um carimbo identificando esse nome como clube já existente. A sua origem leva-nos para o longínquo dia 16 de maio de 1920, que alguns documentos apontam como data de fundação do Football Clube da Foz, sendo Joaquim de Seixas Soares o seu primeiro presidente e, simultaneamente, seu sócio número 1.

 

17
oct
Lotação esgotada para ver o FC Foz

Desta forma, esse grupo de rapazes, encabeçado por João Garcia e Manuel Casais Tarzan, iniciou uma segunda dinastia. A sede do clube passou a ser precisamente na casa de Artur Seixas, mudando-se depois para a habitação dos irmãos Alfredo e Eurico Franco e fixando-se, mais tarde, no rés-do-chão da Casa dos Pobres, que se situava na Rua da Bela Vista, hoje em dia denominada de Rua de Raúl Brandão.

Após vários avanços e recuos, o Futebol Clube da Foz registaria o seu primeiro jogo oficial – e consequente vitória – contra o Custóias Futebol Clube, utilizando o campo do Leça Futebol Clube para esse efeito, sendo o valor do seu arrendamento 30 escudos. A equipa jogou ainda no campo do Leixões e do Boavista, com equipamentos ainda alugados numa fase inicial. Seguiram-se convites para encontros em São Romão do Coronado, Castêlo da Maia e Arrifana, entre outras deslocações.

Alguns dos futebolistas do clube atuaram também enquanto atletas. Para tal, foram importantes os títulos alcançados numa corrida organizado pelo Jornal de Notícias, em 1937: 3º lugar por equipas, 1º lugar nos 5×80 metros e 3º lugar no salto em comprimento.